Ensino Médio

Ensino Médio

Finalidade

O Ensino Médio, etapa final da educação básica, que tem por finalidade maior o desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

O Ensino Médio terá como finalidade:

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Organização

O Colégio Natureza oferece uma jornada de 35 aulas semanais, distribuídas em aulas de 50 minutos, o que possibilita o trabalho de uma matriz curricular diversificada e aprofundada.

A matriz curricular é composta por Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Matemática, Física,  Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Inglês, Espanhol, além de aulas de robótica, treinos de xadrez, tênis de mesa, futsal, handebol, orientação profissional e aulas de acompanhamento pedagógico, aprofundamento e reforço escolar.

Sistemas de Ensino Jpiaget/Leya

O material destaca-se pelo desempenho que tem alcançado nos Exames Nacionais. Alunos que utilizam este material obtêm excelentes resultados no Enem e nos vestibulares, comprovando a excelência e a qualidade dos produtos oferecidos ao Ensino Médio.

Cuidadosamente planejado, o material é apresentado em módulos separados por área do conhecimento. Isso possibilita que a escola escolha a sequência que melhor se adapta ao seu planejamento.

Como o material didático não se encontra dividido por aula, o professor pode: contar com um referencial seguro, mas ainda assim flexível; determinar o melhor andamento do programa; trabalhar com temas de oportunidade; alternar propostas de atividades dos Exercícios Complementares e Tarefas Propostas para trabalho em classe.

Além de toda essa modernidade e personalização, o professor, peça fundamental em qualquer aprendizado, tem toda a atenção do J. Piaget. Conta com o apoio pedagógico por meio de uma assessoria especializada e materiais com orientações, resoluções e respostas dos exercícios propostos.

No final do ciclo do Ensino Médio, pretende-se que o aluno esteja apto a organizar ideias, estabelecer relações, interpretar dados, exprimir-se com clareza e, principalmente, utilizar o conhecimento de modo a buscar o bem-estar pessoal e coletivo.

Galeria de Fotos