ENEM 2019 – Inscrições começam hoje e vão até o dia 17/05/2019

ENEM 2019 – Inscrições começam hoje e vão até o dia 17/05/2019

Hoje começam as inscrições para o ENEM 2019. A prova desse ano será aplicada em meio a grandes polêmicas e controvérsias, fique ligado para acompanhar eventuais mudanças.
Você pode fazer sua inscrição na página oficial do INEP ENEM, clicando aqui.

ALUNA DO 1º ANO TIROU 800 EM SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NO ENEM 2018

A redação tem um dos maiores pesos no ENEM, no ano passado o tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Nossa aluna treineira do 1º ano do Ensino Médio Laura de Souza Gandolfi tirou 800 em sua primeira participação no ENEM. Segue a proposta de redação e o texto produzido por ela.

 

O usuário a serviço da internet

Infelizmente, muitas das pessoas que utilizam a internet nos dias de hoje têm em comum o acesso restrito em relação às informações e aos conteúdos presentes na mesma, em decorrência de recursos tecnológicos, tais como algoritmos e os sistemas de busca, caracterizando, portanto, uma filtragem das informações.

A falta de interesse ou indiferença por parte do indivíduo em relação a determinados assuntos, sendo a política como um exemplo, faz com que suas buscas em redes sociais, sites ou aplicativos estejam votadas somente as questões que atendam a seus próprios interesses e gostos. Dessa forma, os sistemas dos aparelhos eletrônicos promovem uma filtragem das notícias e dos conteúdos disponíveis de acordo com as preferências dos usuários, contribuindo, assim, para a alienação desses, que, por sua vez, é uma das grandes preocupações acerca da população.

Esse recurso é muito utilizado, por exemplo, para promover o consumismo. Empresas comerciais, através de algoritmos e sistemas de busca, detectam possíveis consumistas e os bombardeiam com anúncios de ofertas e promoções, instigando-os a comprar produtos muitas vezes desnecessários. A filtragem das informações por parte dos sistemas eletrônicos ocasiona, portanto, a alienação dos indivíduos e o consumismo, entre outras consequências.

Uma possível solução para esse problema seria a criação, por parte de empresas tecnológicas ou de universitários de computação, de um sistema eletrônico que, ao invés de limitar as informações destinadas às pessoas, promovesse o contrário, evitando, assim, a alienação e o consumismo, exercitando, também, o senso crítico geral da população.

Leave a Reply

Your email address will not be published.